Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Brasil: Dom Saburido, "pescar tornou-se uma atividade impossível"

Data: 11/11/2019

Recife, PE, 11 nov (SIR) - "Muitos se mobilizaram para limpar as praias, houve muitos voluntários e a situação, pelo menos ao longo da costa, melhorou um pouco". Mas os efeitos da contaminação com petróleo que atingiu toda a costa do Nordeste do Brasil “continua muito grave, principalmente em relação à pesca, que de fato se tornou uma atividade impossível. E há um vasto segmento da população que vive da pesca". IÉ o que afirmou, em entrevista, Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, que falou sobre a dramática contaminação com petróleo do Nordeste brasileiro, cujas causas ainda não foram apuradas (a hipótese circulada é de que o vazamento no mar foi petroleiro grego). "Todos os estados do Nordeste foram atingidos - explica o arcebispo - mas acima de tudo a área do nosso Estado de Pernambuco".

Dom Saburido conheceu pessoalmente na praia em Recife pescadores perderam seus empregos e voluntários envolvidos na limpeza de áreas costeiras: "Foi uma visita de proximidade e solidariedade. Como Igreja, então, somos ativos no cuidado pastoral dos pescadores através da Comissão de Justiça e Paz. Em todas as paróquias, realizamos coletas para ajudar os atingidos e, em particular, os pescadores. A Comissão de Justiça e Paz também se dirigiu ao governo, para dar respostas às várias perguntas".

Em particular, "ainda não sabemos a origem do que aconteceu, mas, enquanto isso, os danos aos peixes são enormes, em especial aos crustáceos e peixes pequenos". O arcebispo de Recife convidou todos a se inspirar no papa Francisco 'Laudato si': "A violência foi feita contra natureza". E a das costas certamente não é a única emergência ecológica que a área experimenta, porque este desastre atinge pesadamente vários setores da sociedade: pescadores, turismo e as populações costeiras.

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato