Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Papa: jogar é treinar o corpo e a alma para viver em sociedade

Data: 15/04/2019

Cidade do Vaticano, 15 abr (Vaticanews) - O Papa Francisco concluiu sua série de audiências recebendo no Vaticano a Liga Nacional Italiana de Futebol Amador, por ocasião de seus 60 anos de fundação.

Em seu discurso, o Pontífice ressaltou o papel de relevo que a Liga desempenha na sociedade italiana, em especial em relação aos jovens.

O atual contexto cultural e social, analisou o Papa, nos leva a uma corrida sem fim, onde muitas vezes falta um objetivo claro, um “gol”, como se diz em inglês.

“Devemos sempre nos esforçar para esclarecer as metas que nos impulsionam todos os dias a nos levantar e nos mexer, e devemos sempre correr tendo um ‘gol’ à nossa frente!”

Isso não significa que se possa sempre vencer, esclareceu Francisco, mas que devemos ter sempre claro para onde estamos indo e para onde nos levam os nossos esforços.

Fair-play

Neste percurso, o esporte é “uma academia formidável”, acrescentou o Papa, porque requer não somente habilidade técnica, mas também treino e determinação, paciência, aceitando as derrotas. Neste contexto, é importante promover o “fair-play”, ou seja, o jogo leal e correto. Este propósito requer um bom domínio de si, que se adquire com um treino interior e cuidando da vida espiritual.

Amador ou profissional, o importante para o Papa é não perder a alegria de jogar. “A alegria é a alma do jogo”, pedindo que os pais brinquem com os filhos em família. Essa alegria deve se evidenciar também através da solidariedade e da atenção para com o próximo.

Isso significa ajudar o companheiro de equipe, dar a mão ao adversário, não denigrar quem é menos capaz e estar consciente de que um campeonato não se faz sozinho.

Os últimos serão os primeiros

Quando Jesus diz que os últimos serão os primeiros, “certamente não quer dizer que se deve buscar a derrota", mas “simplesmente que se deve amar e fazer tudo com um olhar de bondade” para os outros e para nós mesmos, aceitando os limites com serenidade.

É este espírito que contribuirá para a revolução da mudança cultural tão desejada, promovendo a sustentabilidade ambiental e a realização de campos sem barreiras.

Um milhão de inscritos

A Liga Nacional Italiana de Futebol Amador compreende também a categoria do futsal e do futebol de praia masculino e feminino. A instituição agrega 12 mil círculos esportivos com mais de um milhão de inscritos.

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato
visitantes online agora: 20