Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Chile: Abusos sexuais, mandato de busca e apreensão em 4 sedes diocesanas

Data: 14/09/2018

Santiago, 14 set (ACI Prensa) - Durante a investigação de abusos sexuais a menores cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, ontem realizaram um mandato de busca e apreensão simultâneo nos escritórios da Conferência Episcopal de Concepción, de Valparaiso, Chillán e Osorno.

Os procedimentos foram realizados por volta das 11h15 (hora local), por policiais e funcionários da promotoria.

A ordem foi dada pelo promotor da Região de O'Higgins, Emiliano Arias, responsável por realizar a investigação de delitos sexuais dentro da Igreja no Chile.

Arias explicou à imprensa local que durante o procedimento "o que estamos buscando são crimes, ou seja, constância da comissão de crimes contra menores de idade".

Entre algumas causas que estão sendo investigadas, na Conferência Episcopal de Concepción está a do sacerdote Reinaldo Méndez, acusado de violação. Em Valparaíso, o Bispo Emérito Gonzalo Duarte é investigado por acusações de encobrimento e abuso.

Em Chillán, há uma denúncia contra o Bispo local, Dom Carlos Pellegrín, por um delito sexual não especificado.

No caso de Osorno, o Bispo Emérito da Diocese, Dom Juan Barros, está sendo investigado por suposto encobrimento de abusos cometidos pelo sacerdote Fernando Karadima.

Em junho deste ano, o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Barros e de Dom Duarte e nomeou como Administrador Apostólico Dom Jorge Concha, em Osorno, e Dom Pedro Ossandón, no Valparaíso.

Em um comunicado, a Conferência Episcopal de Concepción explicou que além do mandato de busca e apreensão de pastas e arquivos, também receberam declarações Vigário Judicial, do Promotor de Justiça, do Secretário do Chanceler e do Tabelião.

"Disseram ao Sr. Procurador (Sergio Moya) que as cópias de todas as pastas e informações relacionadas ao tema já haviam sido entregues ao Ministério Público. De qualquer maneira, colocaram a sua disposição as pastas originais", explicou a Arquidiocese.

Os mandatos de busca e apreensão realizados ontem, se somam a outros ocorridos neste ano a sedes eclesiais por casos de abusos, como na Diocese de Rancagua, na Conferência Episcopal Castrense e no Tribunal Eclesiástico de Santiago, na Conferência Episcopal do Chile e nas Conferências Episcopais de Temuco e Villarrica.

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato
visitantes online agora: 18