Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Eritreia impõe restrições aos trabalhos sociais da Igreja Católica

Data: 16/01/2018

Asmara, 16 jan (SIR) - O Padre Mussie Zerai, sacerdote da Eparquia de Asmara, Eritreia, denunciou a intervenção do estado para impedir as atividades sociais da Igreja Católica no país. Para o presbítero, esta é uma forma de infringir a liberdade religiosa e a participação dos crentes na sociedade sob a aparência de respeitar a liberdade de culto.

"Em Eritreia, o regime começou a perseguir as confissões religiosas e, em particular, a Igreja Católica. O objetivo é claro: tentar evitar sua influência na sociedade: sem proibir o culto, mas sim as atividades sociais", explicou o Padre Zerai à agência Fides. O sacerdote explicou que a lei desde 1995 faz que os trabalhos sociais sejam controlados exclusivamente pelo estado, mas sua aplicação era relaxada e se permitia a existência de instituições de identidade religiosa. "No entanto, nos últimos meses, se recrudesceu a situação", denunciou.

A situação de alarme se produz pela ordem de fechamento de cinco clínicas católicas, e inclusive o Seminário Menor da cidade de Asmara. Escolas cristãs e instituições de outras confissões religiosas também foram fechadas e os protestos da população por esses fatos foram fortemente reprimidos. Eritreia é considerada como o sexto país em perseguição aos cristãos no mais recente relatório da organização Portas Abertas.

"Além do dano econômico às confissões religiosas individuais, quem mais perde é a população que já não tem estruturas sérias e eficientes as quais recorrer", expôs o sacerdote. "Em Xorona, por exemplo, fecharam o único dispensário em funcionamento administrado pelos católicos. Em Dekemhare e Mendefera, as autoridades proibiram a atividade dos presídios médicos católicos afirmando que eram uma duplicação dos estados. Na realidade, as instalações públicas não funcionam: não têm medicamentos, não podem funcionar porque não possuem equipamentos adequados e, muitas vezes, nem sequer eletricidade".

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato