Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Costa Rica: Bispos, posição da Cidh sobre casamento gay é “abuso”

Data: 12/01/2018

San José, 12 jan (SIR) – A interpretação “progressista” da Corte interamericana de direitos humanos (Cidh), publicada como resposta a uma interpelação do Governo da Costa Rica, em relação à necessidade de garantir uma série de direitos aos casais homossexuais, se apresenta “abusiva” e “longe das intenções” daqueles que assinaram a Convenção americana dos direitos humanos, bem como do “sentimento comum dos deputados costa-riquenhos que ratificaram a Convenção” e dos “valores e ideias da grande maioria” da população.

É o que escreve a Conferência episcopal costa-riquenha numa nota, assinada por todos os Bispos no último dia 10 de janeiro. A nota segue ao parecer da Cidh, que respondendo a uma consulta da Costa Rica, afirma que o País é obrigado a garantir o matrimônio dos casais gay e alguns direitos como a criação de um registro para a mudança de sexo.

Os Bispos destacam que a posição da instituição americana veio após o Governo, em lugar de envolver o Parlamento e a sociedade civil, ter escolhido o caminho de escolher diretamente uma orientação da Cidh. Insistem que a posição é contrária a outras organizações internacionais e apresenta para a Costa Rica, problemas de inconstitucionalidade.

Confirmam a tradicional posição da Igreja sobre o casamento e convidam os cidadãos “a prestar atenção às decisões dos nossos governantes nos próximos dias e nas próximas semanas, com o objetivo que seja garantido o bem comum de todos e não só de um pequeno grupo de pessoas. Esta vigilância não supõe algum desprezo ou discriminação em relação a ninguém”. No próximo dia 04 de fevereiro o País votará para a escolha do novo presidente.

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato
visitantes online agora: 10