Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Bolívia: Bispos defendem salvaguarda da área indígena protegida Tipnis

Data: 12/08/2017

La Paz, 12 ago (SIR) – Também a Conferência Episcopal boliviana, através da própria Secretária geral, após a declaração dos últimos dias publicada por dom Sérgio Gualberti, arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, manifesta preocupação pela iniciativa legislativa que pretende anular a salvaguarda do Tipnis (Território Indígena y Parque Nacional Isiboro-Secure), uma área protegida de 12 km² ao norte de Cochabamba, criada em 1990 como território indígena.

O projeto de lei, que visa abrir uma grande rodovia através do território, está despertando manifestações e protestos de toda a população indígena. Para a Igreja boliviano – que cita vários seus documentos, como a Carta pastoral “O Universo dom de Deus para a vida” – “uma rodovia que atravesses este território representa uma séria ameaça ao ambiente natural mais do que um progresso aos povos indígenas”.

Ao mesmo tempo, “não concordamos com as declarações de algumas autoridades do Governo que associam a Igreja católica a grandes latifúndios e interesses obscuros”. Na nota se esclarece que na Tipnis, a Igreja católica tem uma única propriedade, o Instituto tecnológico agrícola “Kateri Tekakwitha”, de 1.664 Km², que atualmente recebe 80 estudantes vindos das comunidades indígenas do Tipnis.

Para o Episcopado, “um debate sério e re4sponsável sobre a defesa e o progresso das comunidades indígenas do Tipnis deve acontecer de maneira livre de qualquer pressão e interesse ideológico e político, colocando em primeiro lugar o interesse das comunidades envolvidas, o bem de toda a sociedade e o respeito da natureza”.

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato
visitantes online agora: 3